O que é ISO 9001?

Sabia que a Safesoft possui certificação ISO 9001? Essa conquista precisou do comprometimento de todos os colaboradores para ser possível. Definição do fluxo de trabalho, procedimentos, indicadores e metas. Tudo foi revisado para se adequar à norma. Mas afinal o que é ISO?

Uma organização que trabalha sem foco e sem um método bem definido tem um problema. Seus processos, produtos e serviços, embora possam ser realizados da melhor maneira possível não terão um padrão, o que afetará a qualidade do que será entregue aos clientes, e consequentemente impactará nos resultados da empresa. E onde a ISO 9001 entra nisso? Ela é a norma que padroniza os processos, assim melhorando o desempenho da empresa.   Como uma norma que busca a melhoria do desempenho da empresa com base  na padronização de processos.

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, na tradução: Organização Internacional de Padronização. É uma entidade que organiza boas práticas realizadas por empresas do mundo todo, sendo no Brasil regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A ISO 9001 é a norma base usada para a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Tal norma tem seu foco na satisfação do cliente, garantindo a ele que a organização que tiver esta certificação poderá fornecer serviços e bens de maneira contínua sem alterações de sua qualidade.

No entanto, não é a ISO 9001 que especifica os requisitos para os serviços e bens. Cabe ao consumidor, definir as suas próprias necessidades sobre o produto, tal especificação pode vir desde uma referência, catálogos até um projeto. A ISO 9001 define os requisitos organizacionais necessários para o SGQ. Comunicação interna, com fornecedores, clientes, seleção e treinamentos de equipes, bem como o próprio processo de desenvolvimento e produção.

Um ponto importante é a questão documental. Os registros das evidências de conformidade, embora que não substituam o compromisso com a conformidade do produto final, são de grande importância pois auxiliam no processo de análise de melhorias e também em auditorias.

 Conformidade é uma palavra muito utilizada no Sistema de Gestão de Qualidade e significa basicamente que o fornecedor está gerenciando o seu negócio de modo sistêmico para garantir que o cliente fique satisfeito.

Dentre as várias ferramentas utilizadas para elaboração do SGQ uma delas é o PDCA (Plan, Do, Check e Act) que se divide em 4 etapas:

  1. Planejar (Plan) a estratégia da sua empresa, ligada à operação e qualidade;
  2. Executar (Do) os planos de ação e implementar as melhorias necessárias para que a empresa funcione corretamente;
  3. Verificar (Check) os processos por meio de auditorias e reuniões, e os produtos/serviços por verificações e validações;
  4. Agir (Act) de maneira a dar continuidade nas ações implementadas que geraram bons resultados ou definir novas ações de acordo com as oportunidades de melhoria.

Com a ISO é possível garantir a capacidade da empresa de fornecer de forma coerente e repetitiva, o que traz muitos benefícios tanto para a empresa como ao consumidor. A empresa nota esses benefícios através do entendimento e satisfação dos seus clientes, o aumento dos resultados, redução dos custos com erros e com isso o aumento do lucro.

Você sabia que a Safesoft está dentro das normas da ISO9001?


Referências para a publicação deste conteúdo:

 

 



Posts recentes