Código de Conduta

Código de Conduta Safesoft

Este código estabelece a responsabilidade da Safesoft, de seus colaboradores e prestadores de serviços para com os integrantes da própria empresa, para com nossos parceiros, clientes e para com toda a comunidade. Ajuda-nos a compreender as responsabilidades que compartilhamos e nos alerta para questões jurídicas e éticas importantes que possam surgir. Este documento não pretende abranger todas as políticas, procedimentos e padrões da Safesoft. Talvez você não encontre aqui todas as respostas que está procurando. Mas encontrará exemplos dos Valores básicos e ilustrativos do modo de atuar escolhido pela Safesoft e do comportamento esperado de cada membro da empresa. Se tiver dúvidas sobre este Código, ou se a conduta de um colega no local de trabalho for motivo de preocupação, fale primeiramente com seu gerente. Se, por algum motivo, não se sentir à vontade para agir dessa forma, entre em contato com a Ouvidoria da empresa: ouvidoria@safesoft.com.br

Supervisão do Programa de Ética

A supervisão do Programa de Ética e Cumprimento dos Padrões de Conduta está a cargo da Diretoria e do Departamento Jurídico da Safesoft.

Representantes

A empresa designou representantes nos segmentos de qualidade e comércio, encarregando-os de implantar padrões éticos e de conduta, bem como a fornecer o respectivo treinamento, além de monitorar e resolver questões sobre essas matérias.

Linha Direta de Conduta Ética

Além dos canais convencionais de comunicação e dos recursos de ajuda disponíveis, a Linha Direta de Conduta Ética é um meio simples para qualquer colaborador ou prestador de serviços reportar preocupações sobre atividades empresariais ou do local de trabalho, as quais talvez não estejam alinhadas aos Valores da Safesoft ou para expor dúvidas, caso algum esclarecimento ou aconselhamento seja necessário. A Linha Direta de Conduta Ética pode ser feita por e-mail, ouvidoria@safesoft.com.br.

Todos os colaboradores e prestadores de serviços da Safesoft têm o direito de fazer perguntas ou expressar preocupações sobre comportamentos no local de trabalho ou nas relações interpessoais, ainda que praticadas por meios eletrônicos. Em caso de dúvida, pergunte. Muitas transgressões ocorrem por falta de informação ou de entendimento dos princípios, ou porque as pessoas simplesmente querem “resolver” uma situação, e não por falha de caráter ou desonestidade.

Medidas disciplinares, inclusive desligamento, podem ser adotadas em face de colaboradores que deixem de atender as práticas de ética empresarial da Safesoft ou que, conscientemente, forneçam informações falsas. O encerramento de contrato de prestação de serviços também pode ocorrer, quando for pertinente.

Reputação da Safesoft

O sucesso de toda e qualquer empresa depende de sua reputação. A Safesoft conta com seus colaboradores, prestadores de serviços, parceiros de negócios e processos para, consistentemente, fazer o que é correto, da maneira adequada, preservando assim sua boa reputação. Faça o que é correto e de forma adequada. Comporte-se eticamente, cumprindo os mais altos padrões de conduta profissional.

Saúde e Segurança

A Safesoft tem como objetivo propiciar e preservar a segurança do local de trabalho. As regras e os procedimentos estabelecidos devem ser compulsoriamente obedecidos na fábrica e demais locais, no que for cabível.

É dever de todos executar o trabalho que cabe a cada um, respeitando sempre as regras de saúde e segurança, e comunicando imediatamente qualquer situação preocupante, incidente ou desrespeito às normas de segurança.

É proibido usar, portar ou transferir drogas ilegais dentro das instalações da empresa.

Não é permitido trabalhar sob o efeito de álcool ou de drogas ilícitas.

A empresa não vê com bons olhos, e não permite a ação de violência ou ameaças entre os colaboradores, bem como, não autoriza o porte ou uso de armas em suas dependências.

Respeito e Tratamento Justo

A Safesoft oferece oportunidades iguais de emprego a todas as pessoas, independentemente de raça, religião, cor, nacionalidade, idade, sexo, deficiência física, orientação sexual ou qualquer outro fator. Este tratamento justo aplica-se a todas as fases do vínculo empregatício, incluindo:

 

– contratação, distribuição de responsabilidades, promoção e demissão de colaboradores;

 

– oportunidades de crescimento e desenvolvimento;

 

– reconhecimento de sucessos.

Assédio

A Safesoft não tolera qualquer forma de assédio. O assédio pode se apresentar de várias maneiras, todas elas inaceitáveis, como descrito nos exemplos a seguir:

Piadas, insultos, ameaças e outros comportamentos indesejáveis que façam referência a raça, cor, sexo, idade, religião, nacionalidade, descendência, cidadania, deficiência, status social ou econômico, escolaridade.

Comportamentos ou insinuações de caráter sexual, pedidos de favores sexuais, atitudes verbais ou físicas de natureza sexual, ou exibição de objetos ou imagens com conotação sexual.

Conduta verbal ou física que perturbe o desempenho de outro colaborador, ou que crie medo ou hostilidade no ambiente de trabalho.

Todos que atuam na Safesoft possuem conhecimento de que a legislação trabalhista responsabiliza não só a empresa, mas também o agente que pratica o assédio, em qualquer de suas modalidades.

Privacidade dos Colaboradores

A Safesoft respeita a privacidade dos colaboradores e prestadores de serviços. Informações pessoais dos colaboradores e prestadores de serviços somente serão coletadas e processadas por razões de ordem empresarial e sempre que isso estiver em conformidade com a legislação aplicável. O acesso às informações pessoais de colaboradores e prestadores de serviços está limitado apenas às pessoas com direito legal para vê-las e, mesmo assim, somente quando isso se fizer necessário à execução do trabalho. Os profissionais que lidam com informações pessoais são regularmente alertados quanto à sua responsabilidade de protegê-las.

Emprego, Atividades ou Serviços Externos

Empregos, atividades ou serviços externos à empresa não podem interferir com o trabalho a ser realizado na Safesoft. Não é aceitável fazer serviços externos à Safesoft, os quais, de alguma forma, criem conflito com o trabalho que é executado para a empresa. Não é permitido vender produtos que façam concorrência com a Safesoft, mesmo que você o faça como profissional autônomo.

Conduta com Parceiros de Negócios

Nossos valores não se delimitam ao espaço físico da empresa: esperamos a mesma postura de nossos fornecedores, clientes, parceiros e de todos os que se relacionem eventualmente conosco.

Conflito de Interesses

As decisões da Safesoft devem se basear em opiniões isentas de interesse ou ganho pessoal. Um conflito de interesses pode ocorrer quando objetivos pessoais interferem na avaliação e na objetividade de um colaborador, prestador de serviços ou em sua lealdade à Safesoft. Evite situações que criem ou pareçam criar conflitos. Os colaboradores e prestadores de serviços da Safesoft não estão autorizados a representar a empresa em acordos que resultem em benefício financeiro próprio, de familiares ou de amigos. Os colaboradores e prestadores de serviços estão proibidos de tomar qualquer medida que resulte em benefício pessoal próprio, de parentes ou de amigos.

Concorrência Justa

A Safesoft acredita que a concorrência justa e aberta beneficia a empresa, em seu aprimoramento, de clientes e de toda a sociedade. A Safesoft observará rigorosamente toda a legislação sobre a concorrência para que ocorra de forma justa. Os colaboradores da Safesoft não podem discutir nem entrar em acordo formal ou informal com concorrentes sobre preços ou assuntos que digam respeito a preço, níveis de produção, níveis de estoque, propostas, divisão de produção, território de vendas, produtos, clientes ou fornecedores.

Coleta e Uso de Informações da Concorrência

Os colaboradores e prestadores de serviços da Safesoft somente podem coletar informações por meios legais. É proibido utilizar meios ilegais ou antiéticos para obter informações sobre outras empresas. Não compartilhe assuntos confidenciais de fornecedores ou de clientes com pessoas de fora da Safesoft, sem permissão prévia e por escrito. Caso sejam assinados acordos de proteção de informações, cumpra os termos e condições especificados nesses instrumentos legais. É proibido roubar ou usar inadequadamente segredos industriais. Não proponha nem peça a outras pessoas que revelem segredos industriais.

Relacionamento com Clientes

A Safesoft adota práticas comerciais honestas de concorrência. Valorizamos nossos clientes e os tratamos de maneira correta. Não minta sobre produtos, serviços ou preços. Não faça alegações falsas sobre ofertas da concorrência. A Safesoft costuma emitir certificados de cumprimento das especificações de controle de qualidade, procedimentos e dados de testes. Tais certificados devem refletir com precisão as ações executadas e os resultados obtidos. Não devem ser emitidos certificados falsos, equivocados ou incorretos. A Safesoft não modificará especificações de produto ou de serviço, de projeto ou de materiais, nem usará peças diferentes daquelas especificadas, a menos que isso seja claramente permitido pelo cliente ou esteja estipulado por regulamentação e práticas comerciais aplicáveis. A Safesoft fornecerá somente produtos e serviços confiáveis, que atendam plenamente as normas e regulamentações para o segmento de seus produtos.

Direitos Autorais

Diversos materiais utilizados no decorrer de nosso trabalho são protegidos por leis de direito autoral. Não é permitido reproduzir, distribuir ou alterar materiais próprios da empresa ou de terceiros cujos direitos autorais estejam protegidos por lei, exceto mediante autorização prévia. Exemplos de materiais comumente protegidos pela lei de direitos autorais: Software Gravações de áudio e vídeo, Materiais utilizados em apresentações e treinamento Modelos de gestão, dados de projetos e processo.