0 Item

Presente no nosso dia-a-dia a Tecnologia RFID (acrônimo de Radio-Frequency IDentification, em português Identificação por Radiofrequência)  ganha cada vez mais aplicações. Da etiqueta do “Sem Parar” para o pedágio ou para a cancela do shopping, até no novo cartão de crédito, que só precisa ser aproximado da máquina de pagamento.

Mas afinal, o que é RFID? Nada mais é do que uma tecnologia que utiliza a radiofrequência para a captura de dados, sendo a mais comum a leitura de números de série.  Parece simples, mas as possibilidades abertas por essa tecnologia podem proporcionar aplicações em diversos segmentos.

Como funciona?

Um sistema de RFID é composto basicamente por uma antena, o transceptor, e também um transponder ou Tag de RF (radiofrequência).

Quando a Tag, que contém o circuito e a informação a ser transmitida, passa pela área de cobertura da antena, o campo magnético é detectado pelo leitor, que decodifica os dados no Tag.

 

Onde pode ser aplicado

Devido a sua rapidez, tempo de resposta da ordem de 100 milissegundos e também sua praticidade, a obtenção de dados depende apenas da aproximação do item com Tag, não sendo necessária a leitura direta como um código de barras, as Tags podem ser utilizadas para o controle de: pessoas, animais, produtos, embalagens, veículos etc.

Vantagens do uso da Tecnologia RFID

  • Capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para etiquetas ativas;    
  • Leitura sem necessidade de proximidade do leitor para a captação dos dados;
  • Robustez das etiquetas com possibilidade de reutilização ;
  • Precisão na transferência de dados e velocidade no envio dos mesmos;
  • Localização dos itens ainda em processos de busca;
  • Prevenção contra roubos e falsificação de mercadorias;
  • Coleta de dados de animais ainda no campo;

Soluções Safesoft

A Safesoft conta hoje com três soluções com essa tecnologia

Chaveiro TAG RFID

O Chaveiro Tag RFID tem um design compacto, que o torna prático para o dia-a-dia. Largamente utilizado para controle de acesso de portarias, catracas, ou também para a identificação de motoristas. 

Comprar agora  

 

Cartão RFID

O Cartão de Proximidade/Cartão RFID Safesoft 125 KHz é ideal para ser utilizado para controle de ponto, ou também para controle de acesso de pessoal. Indicado para aplicações que utilizam leitores de 125 kHz. É resistente e possui ótima performance de leitura.

Comprar agora

 

Leitor de Cartão RFID

O Leitor Cartão RFID realiza o controle e o registro de acesso de motorista. Ao realizar a leitura do Cartão ele verifica em sua memória se essa Tag tem autorização para operar o veículo. Sua saída de comunicação RS-232 pode ser conectada a qualquer rastreador com esse protocolo. Para essa integração a Safesoft fornecerá o protocolo de leitura necessário.

Comprar agora